quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Hidrografia da Islândia



Os rios Islandês são curtos, rápidos e fluidos.Se
congelam no inverno, por isso esta é a época em
que passa menos água por eles.Em contrapartida,
é no verão, especialmente no final, quando transportam mais água devido à fusão. A maioria dos rios
nascem no sopé dos glaciares, a fim de que, no momento de
puxar grandes quantidades de detritos, dando a
água uma cor amarela ou marrom.

O rio mais longo é o Thors Islândia,ao sul,
tem um comprimento de 230 km. Outros rios importantes são
o Jökulsá Bru,Fjöllum e Hvita.

Uma das principais características dos rios
Islandeses são inúmeras cachoeiras e corredeiras.Uma das
cachoeiras mais importante é a Gullfoss, que possui 32 m.


Aspectos Históricos e Culturais do Uruguai



Cultura:Como a Argentina, o Uruguai tem cultura marcadamente européia, com características parecidas na linguagem e nos costumes. Ao contrário de muitos países da América do Sul, a influência indígena é extremamente distante. As tradições gaúchas têm grande importância no folclore de ambos os países.São inúmeras as instituições culturais, públicas e privadas, sobretudo em Montevidéu.

Artes e Literatura:As coisas no Uruguai mudaram, principalmente depois da década de 80. Da saída da Ditadura Militar (1973-1984), e também em anos anteriores, o compasso áureo, a paleta baixa e o cânon construtivo, foram deixados de lado por alguns pintores mais ocupados pela expressão livre do gesto ou pela intensidade cromática. De ali surgiu uma nova geração de pintores formados nas distintas oficinas que supriram à clausurada Escola de Belas Artes.O resultado foi a aparição de uma geração de artistas que se caracterizaram pela criação de obras com um elevado cromatismo e grande densidade matéria. Rostos fora de orbita, homens e animais aleijados de sua "imagem real", objetos, assemblages, collages, mundos imaginários, fabulosos e mágicos, cotas de surrealismo, neo-expressionismo e arte Pop, começaram a povoar a imaginação dos artistas plásticos uruguaios.

Culinária:A sua culinária é bastante semelhante à da Argentina. Os Uruguaios são vorazes devoradores de carne, e a Parrillada e o Matambre, tal como na Guatemala e na Argentina, são dos pratos regionais mais populares. Mas também o Chivito, uma delicosa sanduíche de bife suculento, é bastante conhecido. De entre os petiscos típicos, são de salientar os Olímpicos (club sandwiches) e os Húngaros (salsicha picante enrolada em massa ou pão, tipo cachorro quente).

O chá e o Mate são ingeridos em quantidades astronómicas, assim como o Clericó, uma mistura de vinho branco com sumo de frutas, género sangria branca. Como sugestões do Comezainas, ficam as receitas de Carne Estufada e de Garrapiñada.


Música:A música do Uruguai partilha as suas origens gaúchas com a Argentina, de forma que o tango tem uma importância relevante neste país.Na música clássica produzida no Uruguai, nota-se a influência de compositores espanhóis e italianos. É no século XX que se começa a verificar uma definição nacional da música deste país, com a incorporação de elementos latino-americanos na obra de, por exemplo,Eduardo Fabiani e Héctor Tosar.

Aspectos Históricos e Culturais da Islândia



Cultura:A cultura islandesa possui suas raízes nos vikings e nas tradições nórdicas. A Literatura islandesa é popular, em particular as sagas islandesas e as eddas, que foram escritas durante os primeiros assentamentos. Os islandeses dão bastante importância à independência e à auto-suficiência; em uma pesquisa da Comissão Européia, mais de 85% dos islandeses declararam a independência como algo de grande importância, sendo contrastante com a média européia (53%), a Noruega (47%) e a Dinamarca (49%). Algumas crenças tradicionais se mantêm até hoje; por exemplo, alguns islandeses acreditam em Elfos. A Islândia possui o maior IDH do mundo e foi recentemente classificada como o quarto país mais feliz do mundo.

Literatura e Artes:Os trabalhos literários mais famosos da Islândia são suas sagas, prosas épicas situadas na Islândia na época dos primeiros assentamentos. Entre as mais famosas estão a Njáls saga ("saga de Njál"), aGrœnlendinga saga ("saga dos groenlandeses") e a Eiríks saga ("saga de Eric, o Vermelho), descrevendo o descobrimento e povoamento da Groenlândia e da Terra Nova e Labrador.A pintura islandesa contemporânea está tipicamente ligada ao trabalho de Þórarinn Þorláksson que, após obter uma educação formal em arte na década de 1890 em Copenhague, retornou a seu país para pintar e exibir suas obras, de 1900 até sua morte, em 1924, retratando quase que exclusivamente a paisagem islandesa.

Culinária:A maioria das comidas tradicionais da Islândia é servida de peixe, carneiro e laticínios. Þorramatur é a comida nacional. Consiste de vários pratos, sendo usualmente consumido no mês de Þorri, no calendário nórdico.

A dieta islandesa hoje em dia é muito diversa, englobando a culinária de diversos lugares do mundo. O pequeno almoço (café-da-manhã) típico inclui pães (tais como o Laufabrauð), cereais e frutas. Assim como em outras sociedades ocidentais, restaurantes de fast-food são muito populares.


Música:A música islandesa se relaciona com a música nórdica, e inclui muitas tradições folclóricas populares. Entre os mais famosos estão o grupo de música medieval Vocês Thules, o grupo de rock alternativo The Sugarcubes, as cantoras Björk e Emiliana Torrini; e o grupo Sigur Rós. O hino nacional da Islândia é o "Lofsöngur", escrito por Matthías Jochumsson, com música de Sveinbjörn Sveinbjörnsson.



Hidrografia do Uruguai



A Hidrografia do Uruguai envolve o conjunto de recursos hídricos do território uruguaio, as bacias hidrográficas, Oceano Atlântico, os rios, lagoas, cataratas, usinas hidrelétricas e barragens.
A rede fluvial é comandada pelo rio Uruguai, que recebe como afluentes o Quaraí, o Arapey, o Daymán, o Quegay, e o Negro. É navegável por embarcações de pequeno calado desde Salto, a 320km de sua foz. O rio Negro, o maior do país, é navegável apenas em seu curso inferior e recebe por sua vez as águas do Tacuarembó e do Yí. Para o estuário do Prata correm o Santa Lucía, engrossado pelo San José , e o Rosario, para a lagoa Merín (Mirim), o Yaguarón (Jaguarão), o Tacuarí o Cebollatí e o San Luis.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Vegetação da Islândia


Aproximadamente três quartos da ilha não possui vegetação; a maior parte da vegetação é de grama, que regularmente é utilizada na criação de animais domésticos. A única árvore nativa é a Bétula pubescens, que originalmente se encontrava em florestas que cobriam boa parte do sul da Islândia. A presença humana alterou seriamente o frágil ecossistema da ilha. As florestas foram intensamente afetadas por incêndios e madeireiras. O desmatamento causou o crescimento da erosão do solo, impedindo o crescimento de novas árvores. Atualmente, apenas alguns arbustos se mantêm em reservas isoladas. O replantio das florestas de fato aumentou o número de árvores mas não chega a se comparar com o de outrora. Entre as espécies replantadas, muitas são estrangeiras.

Vegetação do Uruguai


A vegetação do Uruguai tem como paisagem natural a dos campos (praderías), ricas em gramíneas, enquanto as florestas, na forma de matas ciliares, cobrem uma parte muito pequena da área total. As principais espécies arbóreas são o umbuzeiro, o amieiro, a piteira, o choupo, a acácia e o eucalipto.

Aspectos Econômicos do Uruguai


A economia do Uruguai é caracterizada por um setor agrícola orientado para a exportação, com uma força de trabalho bem educada, com altos níveis de investimentos sociais.
Pastagens para rebanhos de bovinos e ovinos cobrem cerca de 80% da área do país. Carne, lã e pele de bovinos e ovinos são os principais produtos de exportação.
Apesar da ausência de recursos naturais o Uruguai apresenta um elevado padrão de vida. Porém, após ter crescido 5% anualmente durante os anos de 1996-1998, em 1999-2002 a economia sofreu uma queda de crescimento, influenciada principalmente pelos efeitos dos problemas econômicos de seus países vizinhos,
Argentina e Brasil.

Aspectos Econômicos da Islândia


A economia da Islândia é de tipo capitalista, semelhante às de outros países nórdicos, com presença de um estado do bem-estar social. As taxas de desemprego são baixas, e a distribuição de rendimentos é bastante ampla.
A Islândia foi o sétimo país mais produtivo no mundo por
Lista de países por PIB nominal per capita (54.858 dólares) e o quinto mais produtivo pelo PIB em paridade de poder de compra (40.112 dólares). Exceto por sua riqueza hidroelétrica e energia geotérmica, a Islândia não tem recursos naturais. Historicamente sua economia dependia fortemente do setor da pesca, que ainda representa cerca de 40% das receitas das exportações e emprega 8% da força de trabalho. A economia está vulnerável ao declínio dos recursos haliêuticos e queda dos preços mundiais para o seu principal material exportações: peixe e produtos de alumínio e ferro. Baleeira na Islândia tem sido historicamente significativo. Embora a economia islandesa ainda dependa fortemente da pesca, esta dependência está diminuindo a sua importância devido ao crescimento de outros setores como a indústria do turismo e outros serviços, tecnologia e várias outras indústrias. O crescimento econômico abrandou entre 2000 e 2002, mas a economia cresceu 4,3% em 2003 e 6,2% em 2004.Embora Islândia seja um país altamente desenvolvido, ainda é um dos mais recém-industrializados na Europa. Até o século XX, ela estava entre os países mais pobres da Europa Ocidental.

Crise Econômica 2008-2009

A Islândia foi especialmente atingida pela recessão de 2008 em curso tardia, devido à queda de seu sistema bancário e uma subseqüente crise econômica. Antes da queda dos três maiores bancos da Islândia, Glitnir, Landsbanki e Kaupthing, a sua dívida combinada excedia aproximadamente seis vezes o produto interno bruto da nação de € 14 bilhões ($ 19 milhões de euros).Em Outubro de 2008, o parlamento islandês passou a utilizar a legislação de emergência para minimizar o impacto da crise financeira.A crise econômica islandesa tem sido um assunto de grande preocupação na mídia internacional.

Aspectos Demográficos da Islândia


A população islandesa é bastante reduzida para a extensão do território. A maioria dos islandeses descende de colonizadores noruegueses e celtas oriundos da Irlanda, e a população é notavelmente homogênea. De acordo com estatísticas do governo islandês, 99% da população vive em áreas urbanas (ou seja, em localidades com população maior do que 200 pessoas), e 60% dela vive em Reiquiavique e seus subúrbios. Das línguas nórdicas, o islandês é a mais próxima do norueguês antigo, e tem permanecido praticamente imutável desde o século XII. Por causa da sua reduzida demografia e relativa homogeneidade, a Islândia tem características de uma sociedade fechada.