terça-feira, 11 de agosto de 2009

Aspectos Econômicos da Islândia


A economia da Islândia é de tipo capitalista, semelhante às de outros países nórdicos, com presença de um estado do bem-estar social. As taxas de desemprego são baixas, e a distribuição de rendimentos é bastante ampla.
A Islândia foi o sétimo país mais produtivo no mundo por
Lista de países por PIB nominal per capita (54.858 dólares) e o quinto mais produtivo pelo PIB em paridade de poder de compra (40.112 dólares). Exceto por sua riqueza hidroelétrica e energia geotérmica, a Islândia não tem recursos naturais. Historicamente sua economia dependia fortemente do setor da pesca, que ainda representa cerca de 40% das receitas das exportações e emprega 8% da força de trabalho. A economia está vulnerável ao declínio dos recursos haliêuticos e queda dos preços mundiais para o seu principal material exportações: peixe e produtos de alumínio e ferro. Baleeira na Islândia tem sido historicamente significativo. Embora a economia islandesa ainda dependa fortemente da pesca, esta dependência está diminuindo a sua importância devido ao crescimento de outros setores como a indústria do turismo e outros serviços, tecnologia e várias outras indústrias. O crescimento econômico abrandou entre 2000 e 2002, mas a economia cresceu 4,3% em 2003 e 6,2% em 2004.Embora Islândia seja um país altamente desenvolvido, ainda é um dos mais recém-industrializados na Europa. Até o século XX, ela estava entre os países mais pobres da Europa Ocidental.

Crise Econômica 2008-2009

A Islândia foi especialmente atingida pela recessão de 2008 em curso tardia, devido à queda de seu sistema bancário e uma subseqüente crise econômica. Antes da queda dos três maiores bancos da Islândia, Glitnir, Landsbanki e Kaupthing, a sua dívida combinada excedia aproximadamente seis vezes o produto interno bruto da nação de € 14 bilhões ($ 19 milhões de euros).Em Outubro de 2008, o parlamento islandês passou a utilizar a legislação de emergência para minimizar o impacto da crise financeira.A crise econômica islandesa tem sido um assunto de grande preocupação na mídia internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário