quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aspectos Históricos e Culturais da Islândia



Cultura:A cultura islandesa possui suas raízes nos vikings e nas tradições nórdicas. A Literatura islandesa é popular, em particular as sagas islandesas e as eddas, que foram escritas durante os primeiros assentamentos. Os islandeses dão bastante importância à independência e à auto-suficiência; em uma pesquisa da Comissão Européia, mais de 85% dos islandeses declararam a independência como algo de grande importância, sendo contrastante com a média européia (53%), a Noruega (47%) e a Dinamarca (49%). Algumas crenças tradicionais se mantêm até hoje; por exemplo, alguns islandeses acreditam em Elfos. A Islândia possui o maior IDH do mundo e foi recentemente classificada como o quarto país mais feliz do mundo.

Literatura e Artes:Os trabalhos literários mais famosos da Islândia são suas sagas, prosas épicas situadas na Islândia na época dos primeiros assentamentos. Entre as mais famosas estão a Njáls saga ("saga de Njál"), aGrœnlendinga saga ("saga dos groenlandeses") e a Eiríks saga ("saga de Eric, o Vermelho), descrevendo o descobrimento e povoamento da Groenlândia e da Terra Nova e Labrador.A pintura islandesa contemporânea está tipicamente ligada ao trabalho de Þórarinn Þorláksson que, após obter uma educação formal em arte na década de 1890 em Copenhague, retornou a seu país para pintar e exibir suas obras, de 1900 até sua morte, em 1924, retratando quase que exclusivamente a paisagem islandesa.

Culinária:A maioria das comidas tradicionais da Islândia é servida de peixe, carneiro e laticínios. Þorramatur é a comida nacional. Consiste de vários pratos, sendo usualmente consumido no mês de Þorri, no calendário nórdico.

A dieta islandesa hoje em dia é muito diversa, englobando a culinária de diversos lugares do mundo. O pequeno almoço (café-da-manhã) típico inclui pães (tais como o Laufabrauð), cereais e frutas. Assim como em outras sociedades ocidentais, restaurantes de fast-food são muito populares.


Música:A música islandesa se relaciona com a música nórdica, e inclui muitas tradições folclóricas populares. Entre os mais famosos estão o grupo de música medieval Vocês Thules, o grupo de rock alternativo The Sugarcubes, as cantoras Björk e Emiliana Torrini; e o grupo Sigur Rós. O hino nacional da Islândia é o "Lofsöngur", escrito por Matthías Jochumsson, com música de Sveinbjörn Sveinbjörnsson.



Nenhum comentário:

Postar um comentário