quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aspectos Históricos e Culturais do Uruguai



Cultura:Como a Argentina, o Uruguai tem cultura marcadamente européia, com características parecidas na linguagem e nos costumes. Ao contrário de muitos países da América do Sul, a influência indígena é extremamente distante. As tradições gaúchas têm grande importância no folclore de ambos os países.São inúmeras as instituições culturais, públicas e privadas, sobretudo em Montevidéu.

Artes e Literatura:As coisas no Uruguai mudaram, principalmente depois da década de 80. Da saída da Ditadura Militar (1973-1984), e também em anos anteriores, o compasso áureo, a paleta baixa e o cânon construtivo, foram deixados de lado por alguns pintores mais ocupados pela expressão livre do gesto ou pela intensidade cromática. De ali surgiu uma nova geração de pintores formados nas distintas oficinas que supriram à clausurada Escola de Belas Artes.O resultado foi a aparição de uma geração de artistas que se caracterizaram pela criação de obras com um elevado cromatismo e grande densidade matéria. Rostos fora de orbita, homens e animais aleijados de sua "imagem real", objetos, assemblages, collages, mundos imaginários, fabulosos e mágicos, cotas de surrealismo, neo-expressionismo e arte Pop, começaram a povoar a imaginação dos artistas plásticos uruguaios.

Culinária:A sua culinária é bastante semelhante à da Argentina. Os Uruguaios são vorazes devoradores de carne, e a Parrillada e o Matambre, tal como na Guatemala e na Argentina, são dos pratos regionais mais populares. Mas também o Chivito, uma delicosa sanduíche de bife suculento, é bastante conhecido. De entre os petiscos típicos, são de salientar os Olímpicos (club sandwiches) e os Húngaros (salsicha picante enrolada em massa ou pão, tipo cachorro quente).

O chá e o Mate são ingeridos em quantidades astronómicas, assim como o Clericó, uma mistura de vinho branco com sumo de frutas, género sangria branca. Como sugestões do Comezainas, ficam as receitas de Carne Estufada e de Garrapiñada.


Música:A música do Uruguai partilha as suas origens gaúchas com a Argentina, de forma que o tango tem uma importância relevante neste país.Na música clássica produzida no Uruguai, nota-se a influência de compositores espanhóis e italianos. É no século XX que se começa a verificar uma definição nacional da música deste país, com a incorporação de elementos latino-americanos na obra de, por exemplo,Eduardo Fabiani e Héctor Tosar.

8 comentários:

  1. Gostei muuito!! =]
    Ajudou a completar o meu trabalho.
    Obrigaada! =D

    ResponderExcluir
  2. Q MERDA EU PESSO SOBRE A POLITICA E VCs COLOCAM DA CULINARIA , CULTURA =S QUE MERDA =(

    ResponderExcluir
  3. amanda..muiito legal gostei me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. o gustavo é meu namorado!!
    leru leru!!!
    kkkkk

    ResponderExcluir
  5. a suelem ama o anderson(alemão)!!
    leru leru!!!
    agente faz parte do bonde B.D.K.N.S

    ResponderExcluir
  6. A NATIELLE AMA O IAN!!!
    LERU LERU!!!!
    TBM FAZ PARTE DO B.D.K.N.S

    ResponderExcluir
  7. bananas de pujamas decendo as escadas

    ResponderExcluir